Home seta Artigos seta Ensinando a aprender

Ensinando a aprender PDF Imprimir E-mail

A Fundação Luiz Almeida Marins Filho – Fundação LAMF tem como foco “ensinar a aprender”.

Sabemos que hoje que com o rápido desenvolvimento científico e tecnológico nos obriga a uma atualização diária de nossos conhecimentos profissionais. O sueco Leif Edvinsson, Diretor - Corporativo de Capital Intelectual da Skandia AFS, esteve em 1998 no 24o. Congresso Nacional de Administração de Recursos Humanos (Conarh’98) e afirmou: “O conhecimento humano duplica a cada 18 meses no mundo. Para alguém estar atualizado, o ideal seria que investisse cerca de 80% do tempo na sua instrução e desenvolvimento. Como esta prática é irrealizável para a grande maioria - seja por falta de tempo e dinheiro -, seria  recomendável que fosse dispensado pelo menos 20% dos dias úteis para novos aprendizados e desenvolvimento de capacidade de inovação”. Afirma ainda: “A beira do outro milênio, surge uma nova teoria de administração empresarial. Estaríamos entrando na era do capital intelectual, na qual o valor real de uma companhia não é mensurado somente pelo seu demonstrativo financeiro, como também pelos ativos não-tangíveis. Isto é, pelo conhecimento, experiência e habilidade de seus funcionários (capital humano) e pelos equipamentos de informática, bancos de dados, patentes, marcas registradas e capacidade organizacional que apóia a produtividade dos empregados (Capital estrutural)”

Pelo texto acima podemos nos conscientizar, que devemos nos manter sempre atualizados com os nossos conhecimentos. Como devemos agir no dia a dia, para nos mantermos atualizados e fixar os conhecimentos adquiridos? Algumas dicas:

· Após assistir uma aula ou palestra dispense um tempo para fazer um resumo. Assim fixará o seu conteúdo.
· Procure estudar sozinho ou em dupla.
· Quando estiver lendo algum texto do seu interesse, sublinhe os tópicos mais importantes, faça um resumo.
· Sublinhe as palavras que você não sabe o significado e procure no dicionário, que deve sempre estar perto de você, para que fique fácil a consulta. Quem não entende uma palavra não entende a frase. Não vá na conversa de ir pelo sentido da frase, as vezes você erra redondamente.
· Não estude, leia, vendo televisão ou ouvindo música.
· Escolha uma mesa e cadeira confortável (que você se sinta bem).
· Quando estiver vendo televisão, lendo um jornal ou revista e escutar ou ler palavras que não sabe o significado, não tenha preguiça, procure o seu significado no dicionário.
· Você aumentando o seu vocabulário conhecendo o significado de maior número de palavras, você estará tendo condições de exprimir corretamente a sua idéia quando falar. Assim você não falará como muita gente que diz:”eu seu mais não seu falar”, isto é falta de vocabulário para exprimir uma idéia.
· O computador e especificamente a “internet” é um excelente instrumento para a nossa atualização. Selecione uma relação dos “sites” e coloque nos “favoritos” e tenha foco no que você deseja se atualizar. Não fique navegando a toa, não divague.
· Faça uma pasta com os artigos de revistas científicas, jornais revistas em geral, que você considera relevantes, para o seu conhecimento profissional.

Como você pode verificar não é tão difícil se atualizar, só necessitamos de força de vontade e disciplina na vida diária.

Com a acirrada concorrência profissional, pode ter certeza, que tem muitos profissionais moços que estão agindo corretamente para o consecução de seus objetivos na obtenção e atualização do seu conhecimento.  Mude a sua atitude e comece agora.

A fundação LAMF coloca-se a sua disposição. Ligue para (15) 3233-3263 ou envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

Prof. Dr. Marcos de Afonso Marins
Presidente da Diretoria Executiva da Fundação LAMF