Home seta Artigos seta O QUE É ENSINAR A APRENDER ?

O QUE É ENSINAR A APRENDER ? PDF Imprimir E-mail

A Fundação LAMF tem como foco de ação ensinar a aprender. Mas o que é ensinar a aprender ?

Hoje o que aprendemos na escola quer no ensino fundamental, médio ou superior, logo ficam desatualizados pelo rápido desenvolvimento científico e tecnológico, que ocorrem em todas as áreas do conhecimento humano.

Por este motivo é necessário aprender como se atualizar  (ensinar a aprender) diante desse quadro de rápido desenvolvimento dos conhecimentos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Ensinar a aprender consiste num conjunto de procedimentos pessoais (atitudes, comportamentos,etc), métodos e técnicas que as pessoas devem aplicar na sua vida diária  para conseguir ter uma educação permanente ou continuada (estudar,ler,etc, sempre).
A Fundação quer ensinar  esses meios para as pessoas para que elas apliquem na vida diária.

Ensinar a Aprender consiste em conhecer as fontes que fornecem o conhecimento atualizado, para uma específica área profissional, para poder se atualizar.

Ensinar a Aprender é fornecer os meios para que as pessoas consigam se atualizar permanentemente o seu conhecimento,  através de palestras, cursos, leituras, seminários, congressos, livros, revistas, etc. Abordar assuntos diversos também é ensinar a aprender, não é só especificamente ensinar como aprender.

Leia a seguir o que o Prof. Cláudio de Moura Castro escreveu na Revista Veja" de 9/09/98, p. 29 : "...Interessa supremamente a qualidade do curso, bem como o esforço do aluno, pois cada vez menos a empresa se importa com o diploma em si e cada vez mais pela capacidade do diplomado de entender o mundo e aprender com a experiência. Ter informações não é importante, saber buscá-las é". "...O diploma já não é mais uma passagem permitindo entrar no avião que leva ao país das maravilhas. É apenas uma lista dos equipamentos que levaremos para empreender uma jornada que pode ter muitos destinos. Ademais, o equipamento não é garantido pelo fabricante e os bons destinos requerem seu uso competente. Para quem tem o diploma, resta o consolo de que a jornada é muito mais árdua para os que não o têm".

A Fundaçâo LAMF através das escolas e das pessoas interessadas, poderá promover palestras, cursos, conferências, mesas redondas, publicações, programas de rádio ( todas as 3as.feiras às 7,45 temos uma apresentação da Fundação na rádio Jovem Pan, durante o jornal matinal) sempre enfocando ensinar a aprender.

A Fundação está aberta a participação de voluntários que queiram participar desse trabalho de desenvolvimento de diversas atividades, visando informar a população, professores sobre os mais diversos temas, sempre com o objetivo de ensinar a aprender.

Nosso telefone é (15) 233-3262 e nosso e-mail é Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Nosso site – www.fudacaolamf.org.br.

Abril/2004
Prof. Marcos de Afonso Marins
Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Luiz Almeida Marins Filho.