Home seta Artigos seta Resolva o problema antes de buscar os culpados!

Enquete

A maior dificuldade para ensinar alguém a aprender é:
 

Quem está online?

Resolva o problema antes de buscar os culpados! PDF Imprimir E-mail

Quem fez isso?

Luiz Marins


 Uma das coisas que mais se ouve na Udidit S.A. é “Quem fez isso?”. Uma coisa sai errado e lá vem a pergunta: “Quem fez isso? Quem foi?”.  E todos se transformam em detetives particulares ou promotores de acusação. “Eu vi fulano sair de lá agora a pouco”. “Isso tem cara da fulana”. “Eu não fui!” “Nem estava aqui”. “Só soube agora”. “Não quero nem saber”. “Tô chegando agora”. “Nem vem pro meu lado que eu tô limpo...”.  Você já reparou quanto tempo se perde numa empresa com o “quem fez isso?”
 Não estou querendo dizer que descobrir a pessoa que cometeu um erro ou criou um problema não seja de todo importante. Mas é muito mais importante resolver o problema e corrigir o erro do que achar o culpado.
 A Udidit já perdeu clientes, fornecedores e contratos preciosos porque lá se fica procurando os culpados em vez de agir proativamente para consertar o dano causado por alguém. Não existe uma ordem clara de prioridade: primeiro resolver o problema; depois achar os culpados.
 A Udidit é viciada em buscar culpados. Com isso embota a criatividade e a iniciativa, e seus funcionários são verdadeiros robôs cumpridores de ordens programadas. Por pura autodefesa para não correrem nenhum risco de errar, os colaboradores pararam de pensar, cismar, criar, inovar, experimentar e fazer. Sem sentirem-se à vontade para dar suas opiniões com liberdade, as pessoas da Udidit escondem seus sentimentos e o clima está a cada dia mais falso. Todos fingem e mentem com medo de uma punição e o que se vê são pessoas se defendendo e se acusando sob um manto de lealdade e gentilezas.
 Você conhece a Udidit S.A.?
 Analise como é o clima de sua empresa ou de seu departamento ou seção. Veja se sua empresa não está virando uma Udidit. Lembre-se que atender bem aos clientes, relacionar-se bem e negociar prontamente com fornecedores e resolver um problema é muito mais importante para o sucesso de sua empresa do que encontrar os culpados pelos erros já cometidos. E nunca se esqueça: só não erra quem não faz.
 Pense nisso. Sucesso!



Compartilhe com:
Facebook!twitter
 
< Anterior   Próximo >