Empregabilidade e Motivação

Motivação, Emprego e Empregabilidade
Luiz Almeida Marins Filho

Sem dúvida alguma estamos vivendo a era de maiores transformações da história da humanidade. Em nenhum outro tempo, nenhuma outra época, experimentamos tantas mudanças ao mesmo tempo. A única certeza estável que temos hoje em dia é a certeza de que tudo vai mudar! Quem nasceu nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX começou o século e terminou o século usando os mesmos atributos da tecnologia. Quem nasceu no século XX iniciou o século de uma forma absolutamente diferente de como irá terminá-lo. Falta apena um ano para o final deste século e ainda não sabemos os “sustos” tecnológicos que iremos tomar até o seu final. Essa consciência de um mundo em extrema e rápida mudança é que poucas pessoas têm. Daí sentirmos uma certa angústia, uma certa inquietude dentro de nós, produto de nossa rápida obsolescência tecnológica e mesmo de valores.

As empresas nunca tiveram que mudar tanto e tão rapidamente. O mercado nunca mudou tanto e tão rapidamente. O comportamento do consumidor nunca mudou tanto e tão rapidamente. O ciclo de vida dos produtos é cada vez mais curto. Graças a esse processo de aceleração da história, as empresas não podem mais garantir o emprego a seus funcionários. Quem “garante” o emprego é o mercado. A empresa de hoje vive em constante transformação. Seja com o nome que for, nenhuma empresa de hoje está livre de ter que fazer projetos de “downsizing”, qualidade total, “empowerment” e que tais. O mercado muda tão rapidamente; as regras do jogo mudam tão rapidamente que não há mais como uma empresa garantir o emprego vitalício. Até no Japão essa realidade faz parte do passado.

Não podendo mais garantir o emprego, as empresas devem comprometer-se em garantir a “empregabilidade” de seus funcionários. Isto significa aumentar seus investimentos e recursos em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Isto significa colocar o funcionário numa posição de empregabilidade para o tempo em que a empresa não puder mais sustentá-lo em seus quadros.

Isto significa aumentar os investimentos e recursos em programas de bem-estar e prevenção de saúde dos funcionários e executivos. Significa adotar uma atitude honesta e franca com o seu corpo funcional, colocando-o a cada dia mais apto a trabalhar dentro ou fora da empresa. E numa pesquisa que fizemos com executivos de São Paulo, verificamos que essa consciência já chegou ao empregado e ele também prefere que a empresa lhe ofereça maior empregabilidade ao invés de prometer permanência no emprego, uma atitude hoje considerada falsa como a própria realidade vem demonstrando.

Investindo na empregabilidade dos funcionários, as empresas também garantem o seu melhor desempenho enquanto puder mantê-los em seus quadros e isso aumenta a produtividade da própria empresa e, paradoxalmente, pode impedí-la de ter que dispensar seus funcionários por ficar atrasada na competição do mercado. Assim, sob todos os pontos de vista, investir na empregabilidade é hoje fator essencial para o sucesso de uma empresa. É isso que as grandes empresas de sucesso no Brasil e no mundo vêm fazendo.

Assim, o funcionário de uma empresa que demonstra ser e estar preocupada com a empregabilidade é mais motivado a dar mais de si para os objetivos da empresa. Ninguém “motiva” ninguém. É a própria pessoa que se auto-motiva, isto é, encontra os motivos para fazer mais e melhor aquilo que dela se espera em benefício da empresa, do mercado, dos clientes. Assim, trabalhar na empregabilidade é hoje fator essencial de motivação dos empregados. O funcionário precisa sentir-se em constante desenvolvimento. Ele precisa sentir que não está parado no tempo e que, caso ocorra a sua demissão, ele estará apto a buscar outra colocação num mercado a cada dia mais competitivo. Assim, novamente, treinar, aperfeiçoar, especializar são fatores motivacionais dos mais importantes e valorizados pelos funcionários de qualquer organização.

Programas de incentivo devem ser dirigidos à empregabilidade. Viagens, videocassetes, TVs, como prêmios de incentivo, vêm sendo substituídos nas melhores empresas por programas de treinamento e desenvolvimento no Brasil e no exterior. Muito mais do que incentivos materiais os funcionários estão compreendendo a importância do conhecimento como base de seu sucesso. Isso aumentará sua empregabilidade e sua motivação em relação à empresa. Acredite nisso e verá seus funcionários mais fiéis, leais, comprometidos e motivados.