Ensinar a Aprender - uma reflexão de Clóvis Tavares

Ensinar a Aprender
Clóvis Tavares

Reciclar é a palavra mágica que motiva a humanidade nos dias de hoje, mais do que simplesmente manter o planeta vivo e auto sustentável, reciclar é um estilo de vida e ao mesmo tempo uma cultura que transformou o consumismo incontrolável em um ato consciente. Sempre me pergunto como podemos reciclar as coisas... para reciclar papel ... eu pico papel. Para reciclar plástico ... eu pico plástico. Para reciclar madeira... eu pico madeira... Para reciclar pessoas ... tem que doer... incomodar.

É ai que entra a arte do palestrante, do orador, que através de palavras, gestos e exemplos de vida reeduca os espectadores, ensinando-os a aprender, ou melhor, reaprender. A metamorfose do indivíduo, faz parte do nosso cotidiano e rever os conceitos, os pré-conceitos e os medos é um ato de sobrevivência. Para ensinar a aprender devemos acima de tudo ...aprender a ensinar, conhecer a linguagem, a cultura e os sonhos dos nossos alunos define a eficiência do aprendizado. Em minhas palestras uso a mágica como um catalisador dos conceitos e palavras, esta formula que desenvolvi facilita o aprender porque desperta o riso e a curiosidade. Em resumo, ensinar a aprender é despertar nas pessoas o desejo incontrolável do novo.

Comova-se, emocione-se, mostre de todas as formas possíveis sua irretocável alegria de ensinar, a intensidade emocional do seu ensinar é que faz o aluno investir o que ele tem de mais precioso na vida ... o seu tempo.

Clóvis Tavares
www.clovistavares.com