O ator Paulo Betti publica artigo sobre o novo livro do Professor Marins

Artigo de Paulo Betti no jornal BOM DIA

 

Professor Marins, um craque sorocabano

É impressionante sua capacidade de prender o espectador

O professor Marins está lançando um livro novo. Ocasião de regozijo para seus amigos e de festa para Sorocaba. Afinal é o maior de nossos craques em atividade. Ele é homem de letras e palavras que leva longe o nome de nossa cidade. Já vi diversas de suas palestras. Tive a honra de observá-lo “jogando” numa espécie de Maracanã aqui no Rio, o salão de conferências do Hotel Glória. Sei que ele já atuou também em espaços ainda mais emblemáticos.

É uma delícia acompanhar a forma como ele traz a público nas mãos, divertindo, informando, ensinando, aconselhando, dando dicas precisas e necessárias. Ele domina a função do palestrista como um ator experimentado.

Ao mesmo tempo, maneja com destreza seu computador mostrando no telão os números, os dados, os itens. A platéia delira! Paga satisfeita por vê-lo falar e compra seus livros.

Sou fã de carteirinha do professor Marins. Vejo sempre na Rede Vida, acompanhava quando ele fazia suas participações na Globo News. É impressionante sua capacidade de prender o espectador. Tanto ao vivo quando na televisão. E também nos mais de 100 dvds, videotapes e áudio tapes que lançou sobre Planejamento, Marketing, Vendas e Gestão Empresarial. Temas aparentemente áridos, que ganham interesse e leveza enfocados pelo humor e pela inteligência brilhante desse sorocabano da gema.

Não perco nenhuma de suas colunas no Bom Dia Brasil e na Revista da TAM. Sempre impagáveis. Sempre inteligentes e bem humoradas, falando coisas que quase ninguém tem coragem de falar.

Exemplos? Uma coluna que escreveu dias atrás sobre hábitos de limpeza.

Quem tem coragem de sugerir ao leitor que investigue se tem mau hálito? E não parece nunca agressivo. Tenho certeza que fez bem a um punhado de gente. E os conselhos para tomar banho? Se vestir bem?

Só mesmo o professor Marins pode escrever sobre isso.

Muitas vezes recorto suas colunas, ou imprimo e passo para amigos.

Uma das últimas foi sobre aqueles funcionários de empresas que tem muita iniciativa, mas nenhuma “acabativa”. Ele nos aconselhava a desconfiar daqueles que tem idéias demais mas não conseguem realizá-las, porque falta a disposição para o arroz com feijão do dia a dia de trabalho árduo, absolutamente necessário para fazer as coisas acontecerem.

Outra coluna recente, que adorei, foi aquela em que ele alertava para aquele funcionário que nas reuniões diz “deixa que eu faço”. O cara não vai fazer! Simples não é? As colunas do Professor Marins são sofisticadas, simples e necessárias como um “clip”.

Vai tentar ser simples assim! Pensa que é fácil?

É preciso ter muita cultura! É preciso ter estudado e viajado muito. É preciso saber muito de psicologia, conhecer muito historia.

Estudou antropologia na Austrália e no Brasil. Desde 1984 desenvolve Antropologia Empresarial.

O livro que o professor Marins está lançado agora chama-se “Desmistificando a motivação, no trabalho e na vida”. Editora Harbra.

O lançamento vai ser no dia 31 de maio das 19 as 2130 horas na Livraria Cultura em São Paulo – Shopping Villa Lobos, Av Nações Unidas, 4.777– Marginal Pinheiros – próximo ao Ceasa – segundo andar, telefone (15) 3024-3599.

Não perca a oportunidade de aparecer e prestigiar esse sorocabano que merece todas as glórias que tem conquistado.

 

PAULO BETTI

BOM DIA SOROCABA - 25 de maio de 2007 - página 34