O desafio da atenção - Julho/2014

Vivemos a era da distração. O excesso de informação disponível, a facilidade de acesso, os smartphones e as redes sociais, tudo nos tira a atenção, nos distrai, leva nosso pensamento para longe daquilo que estamos fazendo e devemos fazer. Não conseguimos ter foco!

Nossa mente vagueia de uma informação para outra, de uma foto para outra, de um vídeo para outro, de uma mensagem instantânea para outra e aí nos damos conta de que o tempo passou e não fizemos o que deveríamos fazer ou cometemos dezenas de erros pela falta de atenção e concentração em nossa tarefa essencial. Há autores que dizem que durante o nosso trabalho, em mais de 50% do tempo, nossos pensamentos viajam para lugares distantes.

Preocupados com esse desafio, escolas, universidades e até empresas têm procurado formas de reeducar a nossa atenção. Há empresas como a Google, por exemplo que oferecem cursos de “mindfulness” (uma forma de exercício de meditação para se concentrar naquilo que está fazendo). Há mesmo universidades famosas como Harvard, MIT, INSEAD, nos Estados Unidos e Europa que já oferecem cursos que ensinam como se concentrar e dar total atenção ao momento presente. Esses cursos ensinam desde como controlar a respiração até a exercícios simples de meditação dos monges orientais e ocidentais como os beneditinos, por exemplo. Mosteiros têm se voltado a ensinar pessoas a prestar atenção ao que estejam fazendo, às pessoas com quem estejam conversando, às leituras que estejam fazendo, etc. A verdade é uma só: é preciso reaprender a atenção, a concentração, o foco.

Muitos jovens e mesmo adultos se tornaram viciados nas redes sociais e passam o tempo todo reportando, postando, twittando, o que estão fazendo, mas não se sentem realmente presentes onde estão. São repórteres de sua vida sem vive-la com intensidade e foco. Conheço pessoas que não conseguem passar mais de alguns minutos sem checar sua caixa de mensagens, suas páginas nas redes e vivem num mundo da mais alta distração. É preciso reeducar a atenção!

E é preciso reeducar a atenção ao outro, à outra pessoa. Estamos correndo o risco de perder a capacidade de conversar presencialmente. Entro numa lanchonete e vejo vários jovens, todos com seus smartphones na mão “conversando” com pessoas que não estão à sua frente. Vejo almoços de família em que todos se voltam para seus celulares e se despedem sem praticamente conversar. As pessoas estão perdendo a capacidade de se dirigir ao outro e falar. Assim, é preciso que a escola assuma a dianteira no enfrentamento desse problema.

Ensinar crianças e adolescentes a aprender a prestar atenção no que estejam fazendo e nas pessoas com quem estejam conversando é uma missão da escola contemporânea. Reeducar a atenção e fazer os alunos a não perderem o foco do que estejam fazendo e aprendendo é uma “meta-disciplina” que temos que ensinar.

Pense nisso.