Consultores e Palestrantes famosos nos 08 anos da Fundação Luiz Almeida Marins Filho

JORNAL BOM DIA SOROCABA - 15 DE SETEMBRO DE 2007 - Repórter: Juliana Casagrande

Bate-papo marca encontro com especialistas
Mesa-redonda sobre o tema ‘Ensinar a Aprender’ leva cerca de 800 professores ao Teatro Municipal Teotônio Vilela


Um bate-papo informal entre o público e 13 renomados especialistas marcou ontem a mesa-redonda “Ensinar a Aprender”, promovida pela Fundação Luiz Almeida Marins Filho.

O evento foi realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela e arrastou cerca de 800 professores e dirigentes das redes estadual e municipal de ensino.

Entre outras coisas, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as experiências de vida dos especialistas. “Esse evento é uma forma de ampliar o conhecimento e fortalecer o pilar da educação”, resume a diretora de escola, Marilente Aro, 50 anos.

Por cerca de 25 minutos, cada profissional falou sobre os trabalhos que desenvolvem e trocou idéias com o público presente. “Cada um passa uma mensagem diferente e, com certeza, o professor levará pelo menos uma lição daqui”, comenta o médico e palestrante, Içami Tiba.

A maioria dos especialistas elogiou a iniciativa do antropólogo e consultor de empresa, Luiz Almeida Marins Filho. Foi dele a idéia de realizar o evento. “Trata-se de uma iniciativa inovadora”, afirma o palestrante Max Gehringer. “Foi um evento descontraído e sem toda aquela didática da sala de aula”, conclui ele.

Evento comemora 8 anos da Fundação

A mesa-redonda “Ensinar a Aprender” marcou o aniversário de oito anos da Fundação Luiz Almeida Marins Filho. A entidade nasceu em 1999 com o objetivo de criar condições para que as pessoas aprendam a enfrentar os desafios do conhecimento.

O evento contou com: César Souza, Daniel Godri, Dulce Magalhães, Eugenio Mussak, J.R. Gretz, Max Geringher, Reinaldo Polito, Waldez Ludwig, Carlos Alberto Júlio, Cesar Romão, Içami Tiba e Leila Navarro.

Carlos Alberto Júlio, Cesar Romão, César Souza, Daniel Godri, Dulce Magalhães, Eugenio Mussak, Içami Tiba, João Roberto Gretz, Leila Navarro, Max Gehringer, Reinaldo Polito, Waldez Ludwig e Luiz Marins estiveram palestrando a professores da rede pública de ensino de Sorocaba no dia 14 de setembro de 2007 no Teatro Municipal de Sorocaba

 

Treze dos mais famosos palestrantes do Brasil, (foto) amigos do Prof. Marins, aceitaram convite da Fundação Luiz Almeida Marins Filho e estiveram, graciosa e voluntariamente, em Sorocaba, SP, no dia 14 de setembro de 2007, 6a. feira, para juntos fazerem uma mesa-redonda sobre o tema "Ensinar a Aprender".

A mesa-redonda foi coordenada pelo Prof. Luiz Marins e será realizada pela manhã e à tarde, no Teatro Municipal de Sorocaba.

Os seguintes palestrantes estiveram em Sorocaba (por ordem alfabética):

  • Carlos Alberto Júlio
  • Cesar Romão
  • César Souza
  • Daniel Godri
  • Dulce Magalhães
  • Eugenio Mussak
  • Içami Tiba
  • João Roberto Gretz
  • Leila Navarro
  • Luiz Marins
  • Max Gehringer
  • Reinaldo Polito
  • Waldez Ludwig

O evento foi totalmente gratuito e dirigido exclusivamente a dirigentes e professores das redes municipal e estadual de ensino, a critério da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba e da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba.

Livro "Superdicas para Ensinar a Aprender" foi anunciado durante o evento

Durante o evento, foi anunciado o lançamento de um livro chamado "Superdicas para Ensinar a Aprender" que conterá dicas de todos os consultores que estarão presentes e mais Marco Aurélio Vianna. O livro será editado pela Editora Saraiva e todos os autores cederam seus direitos autorais para a Fundação Luiz Almeida Marins Filho.