Fundação LAMF comemora 10 anos com o Diálogo com a Ciência

Tiba fundacao

Para comemorar os 10 anos da Fundação Luiz Almeida Marins Filho, a Fundação reuniu cientistas, pesquisadores e professores de universidades no Teatro Municipal de Sorocaba para dialogar com os dirigentes e professores da rede pública de ensino de Sorocaba e região.

O tema foi "Diálogo com a Ciência". Convidamos cientistas, pesquisadores e professores da UFSCar, UNISO, UNICAMP, USP, PUC para dizer aos professores qual o valor da ciência básica e aplicada para a sociedade e qual a influência que os professores de ensino fundamental e médio tiveram na opção desses professores pela ciência e pela pesquisa. A verdade é que o Brasil precisa de mais físicos, químicos, matemáticos, engenheiros, biólogos, etc. O objetivo foi também tirar a idéia de que um cientista é um "infeliz que vive metido em seu laboratório, infeliz e pobre".

Foram aproxidamente 800 professores somente da rede pública de ensino estadual e municipal do ensino fundamental e médio;

Os cientistas, pesquisadores e professores presentes foram:

1. Prof.Dr. Içami Tiba - medicina psiquiátrica - USP - SP (foto acima falando aos professores)
2. Prof.Dr.Kit Abdala - medicina - pesquisador da ONU e da John Hopkins University formou mais de 1.000 médicos na Ásia, África e Sudeste Asiático pela ONU;
3. Prof.Dr. José Salatiel Rodrigues Pires - Ecologia - Diretor Geral do Campus da UFSCar em Sorocaba;
4. Prof.Dr.Eduardo Rodrigues de Castro - Economia e Médicina Veterinária - UFSCar - Sorocaba;
5. Prof.Dr.Antonio Riul Filho - Engenharia e ciências dos materiais - UFSCar - Sorocaba;
6. Prof.Dr.Miguel Ángel Aires Borrás - Engenharia de Produção - UFSCar - Sorocaba;
7. Prof.Dr.Waldemar Marques - Ciências Sociais e Educação - UFSCar - Sorocaba;
8. Prof.Dr.Marcos de Affonso Marins - Assessor do Reitor da UFSCar para a implantação do campus de Sorocaba;
9. Prof.Dr.Gilson Lucchesi Delgado - Medicina Oncológica - PUC - Sorocaba;
10. Prof.Dr.Fernando Almeida - Medicina Nefrologia - PUC - Sorocaba;
11. Profa.Dra.Marli Gerenutti - Farmácia - Vice-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNISO;
12. Prof.Dr.José Martins de Oliveira Júnior - Física - UNISO;
13. Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol - Farmacologia - UNISO;

14. Prof.MS. Mário Biazzi - Matemática - UNISO;
15. Profa.Dra.Mônica Caldas Ehrenberg - Educação Fisica - AES - Sorocaba;
16. Profa.MS.Luciana Gonçalves Platero - Educação - AES - Sorocaba;
17. Prof.MS Aldo Vannuchi - Magnífico Reitor da UNISO e membro do Conselho Nacional de Educação em Brasília;
18. Prof.Arthur Fonseca Filho - Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo;
19. Prof.Dr.Luiz Almeida Marins Filho - Antropologia - Anthropos - Fundação LAMF;
20. Max Gehringer (convidado especial) - palestrante e ex-presidente da Elma Chips;
21. César Romão (convidado especial) - palestrante e administrador de empresas; 22. Goulart de Andrade (convidado especial) - produtor e apresentador de televisão.
23. Esteve presente também o Prefeito de Sorocaba - Dr. Vitor Lippi

A Fundação LAMF é muito simples e pequena. Nossa missão é "Ensinar a Aprender" e fazemos palestras, cursos, editamos textos, boletins, livros e DVDs que tratam do tema e, dentro de nossas possibilidades doamos às escolas públicas carentes e vendemos em livrarias. Não recebemos recursos de origem pública - nem federal, nem estadual, nem municipal e assim nossos recursos são o conhecimento de nossos conselheiros colocado à disposição para ensinar a aprender;

A maior preocupação hoje dos educadores é como ensinar a aprender, pois o mundo está com excesso de disponibilidade de informação e é preciso saber selecionar e sintetizar a informação para que os alunos consigam aprender.

E os pais devem incentivar os seus filhos a aprender, cobrar lições de casa, exigir disciplina e passar valores éticos e morais. Além disso devem participar da vida escolar de seus filhos.