Congresso Internacional do Amor Exigente discute dependência e outros temas de educação

A Fundação LAMF compareceu ao Congresso Internacional do Amor Exigente, em Uberaba, MG, no dia 13 de julho de 2007. Na ocasião, o Prof. Marins apresentou uma palestra sobre como ensinar a aprender motivação em situações de dependência. Também participaram do Congresso, o Dr. Içami Tiba e outros renomados professores.

O que é o Amor Exigente?

Por volta dos anos 70, surgia, nos Estados Unidos, um movimento liderado por David e Phyllis York, um casal de americanos com três filhas, todas envolvidas com drogas.

Era, de certa forma, um movimento reacionário, contra a linha extremista de liberalidade e exageros na valorização da criança e do adolescente. A maioria dos profissionais, então seguidores de “liberdade sem medo”, culpava os pais por todos os desmandos dos jovens, deixando, nestes, um sentimento de desamparo e confusão.

O movimento rapidamente se fortaleceu e rompeu as fronteiras americanas.

Padre Haroldo J. Rahm, jesuíta nascido no Texas - EUA, já brasileiro, morando no Brasil desde 1964, mantinha, em Campinas, SP, uma Comunidade Terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. No começo dos anos oitenta, ao tomar conhecimento desta proposta americana, imediatamente adotou-a. Os princípios adotados pelo AE são, na realidade, exatamente aquilo em que – com sua vivência e experiência de conselheiro – Padre Haroldo acredita. Os pais, apropriando-se desses princípios, iriam sentir-se mais seguros e possibilitariam que seus filhos mudassem seus comportamentos. Daí à tradução do livro e à tentativa de organização do grupo no Brasil foi um salto.

Em 1987, Mara Silvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento, adaptou o AMOR-EXIGENTE - AE ao contexto brasileiro e apresentou o novo programa durante a “Primeira Conferência Latino Americana de Comunidades Terapêuticas para Farmacodependentes e Alcoolistas, Prevenção e Terapia” / I CLACT.

Aos dez princípios do programa americano, acrescentou mais dois e, a partir destes doze princípios, apresentou preceitos sem fronteiras para a organização da família. De lá para cá, o movimento cresceu e espalhou-se por todo o país. Atualmente, alguns milhares de voluntários, mestres em AE, líderes importantes de suas comunidades, estão a serviço deste apostolado, que é o resultado de uma caminhada persistente, perseverante, de tantos quantos acreditam no Amor-Exigente e desejam levar outras pessoas a se beneficiarem deste programa.

O que é Essencialmente, o AE é um novo enfoque para verdadeiros e comprovados conceitos de educação. É uma proposta comportamental, destinada a pais, orientadores, educadores e familiares em geral como forma de prevenir e solucionar problemas com os alunos, filhos, entes queridos.

Em grupos de apoio e ajuda mútua, os pais, professores e familiares são:

• encorajados a agir em vez de só falar;
  • desencorajados de usar violência ou agressividade;
  • levados a construir a cooperação familiar e comunitária.

Fonte: FEBRAE - Federação Brasileira de Amor Exigente