Fundação comemora 14 anos com o tema "O Desafio das Drogas"

14 anos LAMF 01
Autoridades compuseram a mesa juntamente com o Dr. Anthony Wong, Dr. Içami Tiba e Max Gehringer

14 anos LAMF 02
Max Gehringer faz sua apresentação

Com auditório do Teatro Municipal "Teotônio Vilela" lotado, foi realizado na manhã desta sexta-feira (13) um ciclo de palestras com o tema "O Desafio das Drogas". O evento contou com palestrantes como o Dr. Anthony Wong, diretor do Centro de Toxicologia da USP e uma das maiores autoridades nacionais no assunto, e o educador Içami Tiba, autor de livros sobre o tema, além do comentarista Max Gehringer e o professor Luiz Marins. A vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária das pastas da Cidadania (Secid) e Juventude (Sejuv), e o secretário da Educação (Sedu), José Simões, também participaram do encontro.

Realizado pela Fundação Luiz Almeida Marins Filho (LAMF), o evento foi direcionado principalmente aos educadores da rede pública de ensino e teve como objetivo auxiliá-los em como lidar com o assunto drogas no âmbito escolar.

Durante a palestra "O que os pais precisam saber sobre drogas: um programa para tornar seu lar, sua escola e sua comunidade saudável e segura", o Dr. Anthony Wong apresentou os diversos tipos de drogas a que os jovens estão expostos, com informações sobre seus efeitos, consequências do uso e os danos ao corpo humano.

"Segundo dados do IML-SP, 70% das vítimas fatais de trânsito tinham consumido álcool ou outras drogas. E o consumo de álcool está cada vez maior entre os jovens. Muitas crianças de 10 anos já consomem", comentou.

O palestrante também falou os padrões de comportamento e a força dos grupos como elemento estimulante para o uso da droga. "O ambiente pesa muito", ressaltou.

De acordo com Wong, a arma mais importante é a informação. "A informação é um dos deveres de vocês educadores. O ambiente escolar é o local onde vocês podem agir", declarou. Para ele é muito importante também melhorar a autoestima das crianças e adolescentes. "E vocês devem fazer isso não com notas altas ou passando de ano, mas sim achando os pontos positivos desses jovens", finalizou.

A atividade também celebrou os 14 anos da Fundação Luiz Almeida Marins Filho, que foi criada no ano de 1999 e tem como lema "Ensinar a Aprender". (fonte: Agência Sorocaba de Notícias - SECOM - PMS - 13/09/2013)