Fórum de Inclusão Digital reúne Microsoft, Governo Federal e ONGs em Brasília

forum inclusao digital bsb dez2005

Sob a coordenação da Microsoft, da ONG Oxigênio, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Programa Primeiro Emprego, estiveram reunidos em Brasília, DF, no dia 17 de novembro de 2005, 25 coordenadores dos Consórcios Sociais da Juventude do Programa Primeiro Emprego de todo Brasil. O evento teve ainda a participação da UNESCO e do Ministério do Planejamento.

O evento foi aberto pelo presidente da Microsoft do Brasil Emílio Umeoka, pois os Consórcios Sociais da Juventude terão grande apoio da Microsoft em seus programamas de inclusão digital. A Microsoft fará a certificação de softwares, treinará professores, desenhará o currículo e dará todo o apoio aos programas.

Em seguida, ainda na abertura, falaram a Coordenadora do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO, Dra. Maria Inês Bastos; O Secretário Adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Ortiz Assumpção e para terminar os trabalhos de instalação do Fórum, falou o Presidente da ONG Oxigênio - coordenadora do projeto - Francisco Dias Barbosa. Todos disseram a extrema importância da inclusão digital para a empregabilidade e demonstraram o grande esfoço de união de empresas, governo e entidades sociais para enfrentar o problema.

Instalado o Fórum, o Prof. Luiz Marins proferiu a palestra de abertura que teve o tema: "Panorama Nacional da Oferta e Demanda de Trabalho sob a Ótica do Conhecimento/Capacitação em Tecnologia da Informação."

Na palestra o Prof. Marins reforçou a importância e os fundamentos e razões da extrema urgência de programas de inclusão digital citando, inclusive, a experiência dos trabalhos realizados pela Fundação Luiz Almeida Marins Filho (www.fundacaolamf.org.br) em inclusão digital.

Após a palestra houve uma mesa de debatedores com o Prof. Marins composta pelo Sr.Rodrigo Ortiz Assumpção - Secretário Adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; com o Diretor Regional da Infreaero e ainda com o Presidente da ONG Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais, Sr. Francisco Dias Barbosa, organizadora do evento.